A Deficiência de Vitamina D em adolescentes do sul do Brasil é alarmante!

Estudo publicado em 2024 avaliando as concentrações de 25(OH)D – vitamina D – em 413.988 amostras de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de 6 capitais do país (Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre). Os resultados são preocupantes!

Os tempos de coleta foram divididos em bimestres, já que sabemos que cerca de 80% da vitamina D no corpo provém da produção pela pele. A exposição solar são fatores importantes para a sua formação.

Crianças menores de 2 anos apresentaram menos deficiência de vitamina D, algo que condiz com a prática de suplementação de rotina para todas as crianças até os 2 anos de idade.

Os efeitos da sazonalidade e da localização geográfica foram bastante evidentes.
No inverno, entre as adolescentes do sexo feminino da região Sul, 36% apresentavam deficiência de vitamina D e 5% deficiência grave.

Em sua última recomendação, de novembro de 2024, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta a suplementação rotineira para todas as crianças e adolescentes até 18 anos de idade.

É evidente que essas orientações devem ser feitas pelo pediatra nas consultas de rotina, levando em consideração o risco e as condições individuais.

O que não podemos deixar acontecer é colocar nossas crianças e adolescentes em risco por conta de uma deficiência tão importante e facilmente tratável com medicações orais amplamente disponíveis.

Nada de automedicação, ok?!
Siga a orientação da sua pediatra!

Com Carinho, Dra. Renata Semann.

Clique aqui para agendamento de consulta pelo nosso WhatsApp

Se você tem alguma dúvida sobre pediatria, deixe seu comentário abaixo. Vamos adorar escrever sobre o tema e ajudar com informações úteis!

Fontes:

Radonsky V., Lazaretti-Castro M., Chiamolera M. I., Biscolla R. P. M., Lima J. V., Vieira J. G. H., Brandão C. M. A., Ramalho R. F., Maeda S. S., Cavichio M. W. E.
Alert for the high prevalence of vitamin D deficiency in adolescents in a large Brazilian sample, Jornal de Pediatria, Volume 100, Issue 4, 2024, Pages 360-366, ISSN 0021-7557,
https://doi.org/10.1016/j.jped.2024.01.003.
(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0021755724000184)

Sociedade Brasileira de Pediatria. Hipovitaminose D em pediatria: diagnóstico, tratamento e prevenção – Atualização – Departamento Científico de Endocrinologia (gestão 2022-2024). Nº 181, 04 de Novembro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *