Teste do Pezinho: Deficiência de G6PD

🩸 A glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) é uma enzima citoplasmática capaz de produzir substâncias que protegem as células contra fatores oxidantes.

🩸 A diminuição da atividade desta enzima afeta as células vermelhas (hemácias), tornando-as mais vulneráveis aos danos oxidativos, o que pode ocasionar a hemólise – destruição precoce das hemácias.

A anemia hemolítica dessa condição se manifesta por:

  • urina escurecida
  • palidez
  • fadiga, cansaço
  • icterícia
  • aumento do baço

🩸 Em geral, esse quadro ocorre quando as hemácias do paciente são expostas a algum agente que prejudica o funcionamento da G6PD, como, por exemplo:
infecções
alimentos específicos (fava, alguns corantes artificiais)
medicamentos específicos

São extremamente raros os casos em que ocorrem problemas também na imunidade – apenas alguns relatos de caso pelo mundo. Ou seja, a deficiência de G6PD não predispõe à infecção, mas a infecção pode desencadear a hemólise.

Os pacientes não apresentam predisposição a desenvolver doenças hematológicas malignas.
É uma condição genética, hereditária e ligada ao cromossomo X, afetando mais homens do que mulheres.
Somente em casos de dúvida diagnóstica é que será necessário realizar o exame genético.

Uma dosagem normal não exclui o diagnóstico. Durante uma crise hemolítica, a dosagem de G6PD pode resultar em um falso negativo.
No recém-nascido, pode ocorrer quadro de icterícia neonatal, que deve ser acompanhado, já que existe o risco de encefalopatia bilirrubínica (kernicterus).

🩺 É importante seguir as orientações do hematologista para evitar a hemólise, além de monitorar a função renal, a presença de deficiência nutricional e a colelitíase.

Compartilhe com quem possa se beneficiar das informações.

Um abraço, Renata.

Clique aqui para agendamento de consulta pelo nosso WhatsApp

Se você tem alguma dúvida sobre pediatria, deixe seu comentário abaixo. Vamos adorar escrever sobre o tema e ajudar com informações úteis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *